José Borges conquista Avalanche Licor Beirão 2012
Com o feriado de sexta-feira, a romaria à Lousã este ano começou mais cedo, e na quinta-feira à noite já era possível encontrar vários pilotos na “capital do btt”, que para além da participação no evento, o objetivo da maioria era também aproveitar os magníficos trilhos da Serra da Lousã.
O Montanha Clube tinha anunciado para o feriado, a abertura do secretariado e transportes para reconhecimento do traçado, e assim aconteceu, sendo que algumas dezenas de atletas efetuaram logo o seu registo aliviando o trabalho à organização para os dois dias seguintes.
O prazer do convívio da participação nesta prova faz com que seja uma tradição anual fiel ao espírito endurista com a participação dos antigos e actuais participantes como inúmeros espectadores, muitos deles ex-enduristas fazendo com que marquem no seu calendário a sua participação de ano para ano. O Montanha Clube habituou-nos a organizar e oferecer grandes provas ao longo destes anos, fruto das suas capacidades de organização.
Como Director, como viste esta 3ª edição?
Esta 3ª edição foi a edição de confirmação de uma ideia brilhante que surgiu da mente do João Bandeira, grande impulsionador não só deste clube, mas também desta dinâmica toda que se vive aqui virada para as motos, jipes, bicicletas, enfim para todas as actividades de TT que esta serra pode proporcionar.
Sérgio Renato, atleta que representa o Montanha Clube, terminou com um excelente 3º lugar, a competição Btt "Oh meu Deus".
Este desafio, tal como muitos outros tipo "ultra-maratona" coloca à prova a preparação física dos atletas, no entanto devido a dureza das 3 provas deste troféu (num total de 850 Kms), um atleta para conseguir a glória de ser um "finisher" terá de aliar vários fatores, tais como a resistência, técnica e até o fator "psicológico" é muito importante.
A terceira e última prova ligou a cidade da Covilhã ao Guincho, com passagem pela Serra da Lousã num total de 500 Kms e uns incríveis 13.000 metros de desnível positivo, que segundo o regulamento teriam de ser percorridos num máximo de 66 horas, para o Sérgio bastaram 46 horas para finalizar o trajeto.
O III LOUZAN CLASSIC ENDURO está de volta e este ano acabamos por ser forçados a realizar o evento mais cedo, assim será a 15 de Setembro no Aeródromo da Lousã, que se irá disputar a 3ª edição deste desafio que terá Vitor Sobral como diretor. Espera-se assim, que os adeptos das motos “vintage” compareçam em força, depois do enorme sucesso das duas anteriores edições, tal como o público que certamente irá marcar presença, para ver em acção grandes máquinas, que conquistaram muitos títulos motorizados no passado.
Aproveitando os dias ainda longos, o Montanha Clube lança o desafio a todos os interessados, a montarem um espaço de exposição, promoção ou venda de motos e acessórios.
Classes:
- Classe 1: até 50cc até ao ano 1995
- Classe 2: Motos 125cc série e 80cc até 1995
- Classe 3: Livre até ao ano 1980
- Classe 4: Livre entre 1981 - 1987
- Classe 5: Livre entre 1988 - 1995
- Classe 6: 4 tempos até 1995
- Classe 7: Livre jovens até aos 14 anos
- Troféu Honda XR/Lousãmotos até 250cc (qualquer ano)
- Troféu Honda XR/Lousãmotos + 250cc (qualquer ano)
Troféus:
- Troféu elegância 50cc (melhor restauro)
- Troféu elegância moto até 1985 (melhor restauro)
- Troféu elegância moto 1986-1995 (melhor restauro)
- Troféu José Mendonça (moto e piloto mais “elegante” à época)
- Troféu Alexandre Mendonça (piloto mais “combativo”)
Inscrições: (ENCERRADAS)
As inscrições devem ser feitas até dia 12 de Setembro em formulário online.....)
Taxa de inscrição: 30,00 com direito a t-shirt e lanche.
NIB: 0010 0000 44769200001 07
Os comprovativos de pagamento devem ser enviados via e-mail para:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Programa:
09:00 - Abertura do espaço para montagem de exposições/venda (aos interessados).
09:30 - 11.00h - Verificações.
14.00h - Partida do 1.º piloto.
19.00h - Lanche e entrega de prémios.
Percurso:
O percurso será de 2 voltas a um circuito com 20km (já com especiais), com 1 controle horário por volta e uma Zona de Assistência (Aeródromo da Lousã), a ser cumprido pelos pilotos de todas as categorias.
Cada volta terá 1 P.A. - Prova de aceleração de 200 metros em asfalto, e uma P.E.M. - Prova especial de motocross com 1,5 Km.
No final das 2 voltas, os pilotos fazem de novo a P.E.M. entrando de seguida no Parque Fechado.
Bónus classificação:
O ano da moto + idade do piloto contam para a classificação final, da seguinte forma:
- Soma do ano da moto + os anos do piloto, o total (em segundos) será subtraído ao tempo final
Ex.: Moto de 1985 (27 seg.) + Piloto de 50 anos (50 seg.) = Desconto de 77 seg.
(na Classe 7 não se aplica esta regra).
Regulamento: AQUI
Lista de inscritos: AQUI
Francisco Freches no passado dia 6 de Maio, deslocou-se a Odivelas, para disputar o Campeonato Nacional de Juvenis de Judo, onde acabou por se sagrar campeão nacional de judo, na categoria -50Kgs.
Depois de em Março Alexandre Jesus e Ana Santos, terem sido vice-campeões, agora foi a vez do Francisco subir ao lugar mais alto do pódio!