Como Director, como viste esta 3ª edição?
Esta 3ª edição foi a edição de confirmação de uma ideia brilhante que surgiu da mente do João Bandeira, grande impulsionador não só deste clube, mas também desta dinâmica toda que se vive aqui virada para as motos, jipes, bicicletas, enfim para todas as actividades de TT que esta serra pode proporcionar. Foi uma excelente ideia, independentemente de qualquer factor competitivo que possamos ter em mente, neste momento é, acima de tudo, um ponto de encontro anual dos amantes das motos de Todo-o-Terreno, um conjunto de amantes que se encontravam há 20 anos e que hoje se estão a reencontrar. É giro ver que, para além desse reencontro de amigos, já se reencontram os filhos dos amigos, portanto, se pudemos falar de uma família do enduro e do Todo-o-Terreno em Portugal, ela é caracterizada por esta prova. Esta prova que, apesar de estarmos a atravessar um momento pouco gratificante, em termos económicos do país, conseguiu ter 189 inscritos, o que é significante, acho que é um estímulo e um incentivo ao Montanha Clube para continuar com as suas edições e com as suas organizações.
Eu aqui na qualidade de Director, sou apenas um mero “outsider” que aparece neste dia, mas que conheço há muitos anos e que colaboramos há muitos anos, com muitas coisas com o Montanha Clube e acho que toda esta gente da Lousã, que abdica de uma serie de confortos para estar aqui presente, num dia de trabalho com o calor que se fez sentir nesta prova, em todos os pontos do percurso, que, segundo tive oportunidade de verificar e de constatar com todos os pilotos, foi do agrado geral uma vez mais. Há aqui um saber fazer, há aqui um saber reconhecer e há um saber pôr à disposição dos participantes, que é brindado com esta lista de inscritos que orgulha qualquer organização. Parabéns ao Montanha Clube, parabéns ao João Bandeira, parabéns a todos os que colaboram para que isto seja uma realidade.
Há algum “senão” a destacar nesta edição?
Eu acho que não há nenhum “senão”, porque qualquer “senão” neste contexto é diminuto. O prazer com que as pessoas aqui vêm e a partilha deste dia com os amigos e com aqueles que têm a mesma paixão faz esquecer todas as outras pequenas coisas.