Decorreu ontem a segunda edição do Louzan Classic Enduro, um encontro de motos clássicas que fizeram furor no passado. Apesar do forte vento que se fez sentir no Aeródromo da Lousã, o sol e uma temperatura amena, abrilhantaram ainda mais esta festa do TT nacional.
Com organização a cargo do Montanha Clube, Pedro Hogan assumiu as funções de Director de Prova, cargo que é ocupado todos os anos por uma pessoa diferente, como o objectivo de homenagear figuras emblemáticas da modalidade.O percurso contou com duas voltas a um circuito, uma prova de aceleração, uma prova especial de motocross, com um controlo horário, e uma zona de assistência, os ingredientes suficientes para os mais de duzentos inscritos passarem uma óptima tarde de sábado.
À geral, o mais rápido foi Miguel Fernandes (Honda CR 250cc) da equipa Auguscar/Augusmoto, que bateu os experientes Paulo Marques e António Oliveira.
Na Classe 1 destinada a motos até 50cc e até ao ano 1995, Ricardo Gomes levou de vencida Osvaldo Garcia e Sérgio Padilha. O consagrado Eugénio Cação, Tiago Caetano e Nuno Cação fizeram o pódio das motos 125cc série e 80cc, enquanto que nas Livre até ano 1980, Luis Guerra numa Suzuki RM 250 classificou-se em primeiro, sendo as restantes posições ocupadas por André Garcia e Cristovão Teixeira. A Classe 4 premiou os mais rápidos nas motos Livre entre 1981 e 1987, foram eles Nuno Rocha, Mané Teixeira e Luis Correia.Nas 4 tempos até ao ano 1995, venceu mais um nome sonante da história do enduro nacional, nada mais que João Lopes (Husaberg 350 4T) a provar que quem sabe, nunca esquece. Gil Carmo e Rui Mendonça, foram respectivamente segundo e terceiro nesta classe.Finalmente, os mais pequenos competiram na Classe até aos 14 anos, com o primeiro lugar a ficar na posse do jovem António Ferreira, seguido por Gonçalo Amaral e Manuel Hortega, já que o segundo classificado tinha 15 anos, pelo que cedeu o seu lugar ao terceiro.
Foi ainda atribuído o prémio Pic-Nic, destinado à melhor assistência presente no local, que pertenceu à Jobi Motards.
Os Troféus mais aguardados, homenagearam dois pilotos que já nos deixaram. O Troféu José Mendonça, premiou a moto e piloto mais “elegante” à época, que na opinião do júri foi o participante Miguel Faria, recebendo o Troféu das mãos da Leonor, filha de José Mendonça.
O pequeno Alexandre Mendonça, entregou a João Fragoso, o prémio de homenagem Troféu Alexandre Mendonça ao "Piloto mais “combativo”, presente em prova.
A cerimónia de prémios terminou com as declarações do Presidente da Câmara Municipal da Lousã, Dr. Luis Antunes que deixou expresso o apoio da autarquia a este evento, que já está anualmente agendado no calendário de todos.
O Montanha Clube agradece ainda a colaboração de todos os patrocinadores, em especial nesta prova, da Câmara Municipal Lousã, Telomir e Bomcar, por todo o apoio prestado.
Classificações disponíveis em: http://www.cronobandeira.com/results/index.htm
Fotos: Maria João Gouveia e João Martins