O prazer do convívio da participação nesta prova faz com que seja uma tradição anual fiel ao espírito endurista com a participação dos antigos e actuais participantes como inúmeros espectadores, muitos deles ex-enduristas fazendo com que marquem no seu calendário a sua participação de ano para ano. O Montanha Clube habituou-nos a organizar e oferecer grandes provas ao longo destes anos, fruto das suas capacidades de organização.
Foi no passado dia 15 que a Lousã, capital do enduro, realizou a terceira edição do Louzan Classic Enduro. Cerca de 190 pilotos estavam inscritos para esta prova mas no final da verificações documentais notámos a falta da presença de alguns pilotos com as suas motos “vintage” que nos vinham habituando com a sua presença nas edições anteriores. Essa ausência viria a ser ultrapassada pela presença do Troféu Honda XR/Lousãmotos com duas classes uma até 250cc e outra acima de 250cc com uma presença bem considerada.
Bastante interessante este Troféu, que fez historia no Todo-o-Terreno durante muitos anos sendo um sucesso. A presença de alguns espectadores possuidores destes modelos demonstraram o interesse de estarem presentes na prova de Portalegre que Pedro Barradas se encontra empenhado na promoção do mesmo.
Eram duas da tarde com bastante calor e pó à mistura, que se dava início à partida dos primeiros pilotos para a prova com um percurso de 2 voltas num circuito com 20 km (incluíndo as provas especiais) com 1 controlo horário por volta e uma zona de assistência (Aeródromo da Lousã), a ser cumprido pelos pilotos de todas as categorias. Cada volta tinha uma prova de aceleração de 200 metros em asfalto e uma P.E.M. - prova especial de motocross com 1,5 Km. No final das 2 voltas, os pilotos fazem de novo a P.E.M. entrando de seguida no Parque Fechado. A prova contava com sete classes, seis troféus sendo cinco atribuições de várias categorias e distinções.
Mesmo com o calor que se fazia sentir assim como o pó inimigo das mecânicas, quase todos participantes na generalidade gostaram, prezando o convívio e a discussão desde as pontuações como a conversa do interesse de certos modelos do passado que continuam a ser umas belas máquinas. Entre momentos altos e baixos todos iam dizendo “venha a IV edição pois cá estaremos”.
Assim Miguel Fernandes, em Honda CR 250 R de 1992, seria o vencedor à geral e da classe repetindo a vitoria do ano anterior. Com uma Maico GS250 de 1978, que foi de Rodrigo Ribeiro piloto de motocross, Carlos Pinto era 4.º na geral ganhado a sua classe. Segunda posição da geral para Carlos Alberto numa Suzuki RM de 1991, que mostrava que teve que se aplicar, pois por perto, o piloto da Moto RPM, Carlos Oliveira em Honda CR 250 de 1992 rodava muito bem! Destaque para a sexta posição da moto Cardel conduzida pelo francês François Garcia que acabaria por ganhar a classe 2. A presença deste e outros pilotos assim como um jornalista da especialidade vindos de França deve-se ao empenho de Eugénio Cação piloto também presente nesta prova ficando no segundo lugar da classe 2 com uma ECM Minarelli 80 de 1989.
Miguel Fernandes (vencedor da geral).............François Garcia (vencedor classe 80cc/125cc série)...António Alves Barbosa (vencedor classe 50cc)
Na sétima posição da geral, e quarto da classe, António Henriques piloto da Jobimotards (equipa com a maior presença de pilotos) foi o melhor piloto desta equipa demonstrando as suas fortes capacidades de endurista.
Com grandes capacidades na competição ao longo de alguns anos Márcio Rocha, em Yamaha XT 350 de 1989, venceu a classe 6 ficando em quinto da geral. Na classe 50cc a luta para a primeira posição com a Suzuki RM50 de 1990 e Ricardo Gomes em Macal de 1991 foi uma prova bem distinta, não fosse o calor e as temperaturas elevadas que estes motores tinham que suportar.
Os troféus Honda/Lousãmotos XR-1 e XR-2 foram ganhos pelos os pilotos da equipa Jobimotards, Gil Carmo e Zé Pedro Costa.
Gil Carmo (vencedor Troféu XR/Lousãmotos 250cc).....François Garcia a receber do Dr. Pedro Barradas o Troféu José e Alexandre Mendonça.
Nas camadas mais jovens, na classe 7, o jovem Manuel Teixeira de 14 anos foi o primeiro e na classe “Team OFF Road Camp”, foi Gonçalo Gil em KTM 85, o grande vencedor. Este projecto é comandado pelo impulsionador e orientador Pedro Barradas que tem vindo a colher os frutos do seu trabalho no “Off Road Camp”.
No final da prova foram entregues os prémios aos três primeiros de cada classe e foram atribuídos os respectivos Troféus como já vem sendo hábito dos anos anteriores.
.Troféus:
-Elegância 50cc (para o melhor restauro): Coube à moto de Ernesto Caetano, uma Macal EC de 1983.
-Elegância moto até 1985 (para o melhor restauro): Cagiva 125 de 1978 pertencente a Joaquim Gil que viria a fazer a prova pela mão de Hélder Gomes.
-Elegância moto 1986-1995 (para o melhor restauro): Honda CR 250 de 1992 pertencentea Paulo Marques mas com Carlos Oliveira como piloto.
-José Mendonça (moto e piloto mais “elegantes” à época):Moto Carsel 80 de 1984 piloto François Garcia
-Alexandre Mendonça (piloto mais “combativo”): François Garcia
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Palavras de Miguel Fernandes:
Estou satisfeito ao repetir e ganhar a geral e a classe novamente, só que no ano passado tive o Paulo Marques que me fez concorrência.
Gostei do figurino da prova, tudo me correu bem e desde do início levei a prova controlada. Espero estar presente no próximo ano.
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O Montanha Clube agradece o apoio de: BomCar, Licor Beirão, Câmara Municipal da Lousã, Telomir, Socigene, Trevipapel, BS Seguros, Lousãmotos, J. Silvas/Sagres, Kenda, Drenaline, Polisport e Moto Jornal.
Fotos de João Franca, mais na "Galeria"