• topo louzanpark
  • Admin Thumbnail
  • topo3
  • topo9
  • topo1
  • topo4
  • topo2

Luta pela vitória até a última pedalada!

Pelo terceiro ano consecutivo, o Montanha Clube lançou no mês de Maio o desafio “Fox Enduro Race”, que conta com o forte apoio da Bicimax, importadora para Portugal das marcas Fox Racing Shox, Trek, Urge entre outras, e que continua a ser visto pelos atletas como um evento referência em Portugal na vertente Enduro BTT.

A prova teve o seu início junto à capela do Santo António da Neve, e terminou no Parque Carlos Reis, no centro da Vila da Lousã. Ao longo dos 33 Kms do traçado, os participantes deram o seu melhor nas 5 especiais cronometradas, onde a soma dos referidos tempos ditou o vencedor da competição.

Face ao ano passado foram feitos algumas alterações e surpresas nas especiais cronometradas, sendo que o piso seco de algumas secções, originado pelas temperaturas altas dos últimos dias, era a maior dificuldade para os atletas, sendo muito fácil cometer erros e colocar em causa em causa os seus objetivos.

Com a ausência de Francisco Pardal (vencedor da anterior edição), a recuperar de uma intervenção cirúrgica, havia uma mão cheia de atletas que se previa poderem discutir a vitória. João Reis foi o primeiro atleta a partir, ele que detinha entre os presentes, o melhor resultado do ano anterior. No entanto, foi Daniel Pombo que impôs desde logo um andamento muito forte, levando de vencida a 1ª especial com o tempo de 4:15.08.

Terminada a segunda especial, na aldeia do Catarredor, era agora Marco Fidalgo a levar a melhor sobre os adversários, sendo que daqui para a frente Brett Wheeler venceu as restantes especiais, mas sempre em luta acesa com Marco Fidalgo, ficando a decisão final para a derradeira 5ª especial que era a mais temida por todos, pelo seu grau de exigência técnica e física.

A ligação foi feita até a zona de meta e os tempos acabaram por ditar o inglês Brett Wheeler, atualmente a viver na Lousã, o vencedor da 3ª edição do Fox Enduro Race, com o tempo de 23:46.31, somente 0.5 segundo sobre o segundo classificado Marco Fidalgo. A fechar o pódio ficou Daniel Pombo.

A classe Feminina uma vez mais foi ganha por Maaris Meier, que com grande mérito concluiu em 42º da geral.

Para o concelho vizinho de Góis, seguiu o troféu de melhor Esperança, conseguido pelo David Simões.

Vasco Correia subiu ao lugar mais alto do pódio em Veteranos, e por fim em Super Veteranos venceu João Ribeiro.

A par das edições anteriores, a Bicimax ofereceu um prémio (capacete Urge+Kit Star BluBike+Vale manutenção Fox), aos vencedores das especiais, através das classes da prova, e os vencedores foram:

- PEC1/Urge » Hugo Correia (Esperança)
- PEC2/Fox Float X2 » Marco Fidalgo (Expert)
- PEC3/Fox 34 » Vasco Correia (Veterano)
- PEC4/Trek Slash » João Ribeiro (S. Veterano)
- PEC5/Star BluBike » Maaris Meier (Feminina)

Uma vez mais, este evento contou com o fundamental apoio da Fox Racing Shox, da Trek e da Câmara Municipal da Lousã.

O Município de Castanheira de Pêra, o Hotel Palácio da Lousã, a Urge, a Star BluBike, a Polisport, a Socigene, a Trevipapel, a Gazmondego e a BS Seguros apoiaram igualmente o evento.

Por fim um agradecimento pela colaboração da 24M, Baldios da Lousã e Bombeiros Municipais da Lousã.