• topo louzanpark
  • Admin Thumbnail
  • topo3
  • topo9
  • topo1
  • topo4
  • topo2

Diogo Ventura vence XX Enduro da Lousã

Realizou-se no passado sábado na Lousã a terceira prova do campeonato nacional de enduro 2015. Com organização a cargo do experiente Montanha Clube, que comemora o seu 25º aniversão, 211 pilotos marcaram presença na prova e enfrentaram ao longo de um dia bastante quente as quatro dezenas de quilómetros do percurso preparado pelos anfitriões. Ao longo do mesmo estavam desenhadas as três especiais cronometradas, todas muito próximas e que levaram a que alguns milhares de espectadores acompanhassem de forma intensa mais um duelo do campeonato nacional.



Com os pilotos portugueses a serem acompanhados pelos espanhóis Jonathan Barragan, Lorenzo Santolino e Eloi Salsench, notou-se no entanto a ausência de Luis Correia, piloto da Beta no campeonato do mundo em 2015. Em dia quente os termómetros chegaram a marcar mais de 25° centígrados, dificultando ainda mais a jornada de todos os pilotos que além dos obstáculos próprios de um percurso e especiais de enduro tiveram ainda que enfrentar o muito pó que se fez sentir no piso bastante seco da região.


Depois de seis horas e 45 minutos de corrida o pelotão da classe Elite e Open foram os últimos a fechar o dia de competição e nas contas finais foi Diogo Ventura a assinar a sua primeira vitória à geral neste campeonato, fruto de um dia onde desde cedo atacou o primeiro lugar, posição que ocupava já no final da primeira das quatro passagens pelas especiais que ambas as classes realizaram.

‘Em Castelo Branco fiquei perto da vitória mas hoje consegui vencer. Não cometi erros ao longo do dia e estive sempre muito rápido, excepção feita a um especial onde deixei o motor da moto ‘calar-se’ mas sem me fazer perder muito tempo. Estou muito contente pelo resultado que é fruto do trabalho de ‘família’ de todos aqueles que estão comigo.’



Diogo Ventura entrou forte na primeira ronda pelas especiais e ao longo do dia confirmou mesmo a sua rapidez ao vencer por mais duas vezes uma especial, sendo assim o piloto com mais vitórias do dia ao ser o melhor em cinco das 12 especiais. Lorenzo Santolino esteve sempre na luta pelo pódio com a sua Sherco, com Luis Oliveira, o vencedor das duas primeiras provas do campeonato a lutar lado a lado com o espanhol, que no entanto conseguiu na quarta passagem pela Enduro Test subir definitivamente à segunda posição onde fechou este enduro da Lousã na frente de Luis Oliveira que encerrou o pódio.



Destaque igualmente para o duelo pela quarta posição que colocou frente a frente Jonathan Barragan e Gonçalo Reis. O campeão nacional em título não começou o dia da melhor forma, recuperando de forma progressiva o seu andamento para dar réplica ao piloto da Gas Gas na segunda metade da corrida. Acabaría no entanto por perder o quarto posto já na derradeira especial da prova, a Cross-Test.

Entre os pilotos da classe Open venceu João Lourenço na frente de Diogo Vieira, ambos nos dez melhores da classificação geral da prova.


Todas as classificações disponíveis em: http://site.ttcronometragens.com/?page_id=23&browse=Campeonato+Nacional+Enduro+2015+-+Lousa

Texto: Hype Communications / Fotos: João Franca

Apoios:

Câmara Municipal da Lousã, Licor Beirão, Hotel Palácio da Lousã, AAB Combustíveis, BS Seguros, Trevipapel, Socigene, Gazmondego, Bomcar, Publiseg, Insport, Lousãmotos, Água Luso, Rugby Club da Lousã e Baldios da Lousã.