O 19º Enduro da Lousã/Reserva Natural de Enduro decorreu no passado sábado, fazendo assim o regresso – após sete anos de interregno, do Campeonato Nacional de Enduro à bonita serra da Lousã. Destaque para esta etapa que conseguiu um marco histórico em Portugal com um total de 231 pilotos inscritos.
Apesar da chuva que se fez sentir no dia das verificações e o sol tímido do dia de sábado, a prova decorreu da melhor forma e com muito publico presente. Grande parte da prova decorreu a oeste da vila concentrando-se as zonas especiais no Arneiro e Alto Padrão, tendo esta um traçado de aproximadamente 40 km´s que subia à bonita serra da Lousã e descia para o paddock pela zona do Prado "Cacilhas".
No que toca a competição Luís Correia esteve imparável, sendo o mais rápido em dez das doze passagens cronometradas, para conquistar uma vitória folgada, com 1m15s sobre Gonçalo Reis. Este conseguiu impor-se a Diogo Ventura na luta pelo 2.º posto, que esteve mais equilibrado durante a primeira metade da prova. Joaquim Rodrigues terminou no 4.º lugar absoluto, e vitorioso na Elite 1, batendo por 1m25s Mário Patrão. Na 3.ª posição da classe acabou Fábio Pereira, seguido de João Ribeiro - este a registar alguns contratempos.
Bastante animado foi o confronto na classe Open 1, na qual cinco pilotos diferentes inseriram o nome entre os mais rápidos nos troços. À entrada para a derradeira volta apenas um décimo de segundo separava Jorge Leite de Hélio Santos, mas nessa passagem Leite imprimiu um ritmo superior, ganhando mais de meio minuto ao rival. No 3.º lugar ficou João Hortega, enquanto o crossista João Vivas, que inicialmente esteve envolvido na discussão da vitória, acabou por ter de abandonar a meio da prova, com o cárter da moto partido.
Tal como Jorge Leite na Open 1, também Filipe Sampaio segue invicto no Campeonato da Open 2. Mais rápido em oito troços, comandou a sua classe desde o início da jornada, para terminar com mais de um minuto de avanço sobre Diogo Valença. Nos lugares seguintes ficaram Ivo Pinto e Fernando Sousa.
No Troféu Verdes, classe 2, Nuno Pereira bateu André Almeida por 22,4s, enquanto na classe 1 a diferença foi de 1m25s entre o vencedor João Araújo e o 2.º colocado, Marco Lopes. Nos Super Veteranos, João Saraiva impôs-se a Paulo Viana por 37,5s. Nas restantes classes as diferenças entre os dois primeiros foram sempre superiores a 1m15s, com António Oliveira a ganhar nos Veteranos diante de Jorge Peixoto, o jovem crossista André Martins a levar a melhor sobre João Amado na Enduro Cup, e Rita Vieira a bater Flávia Rolo nas Senhoras.
Esta jornada além de marcar o regresso do Montanha Clube às boas organizações motorizadas offroad, serviu para promover as excelentes condições que a Lousã possui para a prática do enduro, ficando desde já a promessa de que iremos continuar.
Um obrigado a todos os presentes neste evento, e já sabem: Apareçam pois a “Lousã é uma Reserva Natural de Enduro”.
Fotos: João da Franca